Se você tem considerado mudar de profissão ou até mesmo de área, saiba que milhares de pessoas, em todo o mundo, estão passando pela mesma transformação e encarando essa necessidade, seja por uma questão financeira ou de autorrealização (e pelos dois, é claro). Afinal, se tem algo que uma pandemia global faz é nos obrigar a repensar nosso estilo de vida.
É claro que uma nova carreira exige preparação e estudo. E para quem lida com todas as turbulências da vida adulta, o tempo investido e os custos implicados em uma nova formação podem ser um obstáculo. Mudar de carreira com segurança é essencial. Mas, nem sempre, uma nova graduação se fará necessária, tendo você já mergulhado no mercado de trabalho sem nenhuma formação após o Ensino Médio ou feito uma faculdade com a qual não sente mais tanta afinidade. Se você enxerga com precisão o cargo que quer ocupar, as coisas ficam ainda mais fáceis.
Uma forma de ingresso eficiente para determinadas profissões é o curso técnico. Ele garante conhecimentos práticos que, na maioria da vezes, não são encontrados nas graduações. À medida que esses profissionais se tornam experientes e verdadeira referência em suas áreas de atuação, eles são muito valorizados nas empresas. A questão da duração do curso e da mensalidade também se apresenta como uma vantagem do Ensino Técnico, pois ambos são reduzidos se comparados à uma faculdade. Você não sentirá que está perdendo tempo estudando depois de tanto tempo de trabalho efetivo.
O curso técnico consegue acelerar sua carreira porque garante o ingresso do aluno mais rapidamente no mercado de trabalho. Muitos alunos, ao se matricularem, já conseguem participar de estágios remunerados. Ainda, estima-se que 70% dos alunos formados conseguem emprego a partir do primeiro ano de conclusão. Ou seja, a maioria dos concluintes termina o curso já com uma vaga de trabalho. Isso é muito importante, pois impulsiona sua independência financeira, sem aquele hiato entre a formação e a busca angustiante por um emprego. Além disso, aumenta as chances de progredir na carreira dentro da empresa que, por ventura, já esteja trabalhando.
Embora a maior parte dos estudantes dos cursos técnicos seja jovem, pessoas já formadas atuando em suas profissões ou que querem mudar de carreira podem fazer esses cursos. Como eles são bastante voltados para a prática, podem auxiliá-lo a ficar por dentro das novidades da área em questão. Optar pelo curso técnico é uma excelente alternativa, as aulas são mais práticas e voltadas para as atividades que o profissional irá realizar no dia a dia. Isto proporciona rápido entendimento da área escolhida e tranquilidade no processo.
Ainda, com uma formação técnica, é possível aumentar sua renda, em média, 18% e entrar no mercado de trabalho mais cedo do que aqueles que optam por cursos com duração média de 4 a 5 anos.
0 comentários